quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Meu resumo de carnaval...


Há uma época do ano em que o país definitivamente para. Passam as festas de natal, apagam-se as luzes, trocam-se os presentes, veste-se o branco para a virada, pulam-se as sete ondas, come-se muita lentilha e uva passa... e de repente é ele que se torna o foco central dos brasileiros.. o carnaval... o branco é substituído por toda espécie de cor imaginável, e a alegria toma as ruas...
Considero extremamente válida a festa, a brincadeira, a folia.. afinal, um povo tão sofrido como o nosso, marcado por tanta desigualdade social, miséria e exploração, merece algum pouco de alegria inocente, marchinhas, cores, brilho, plumas e fantasias...
Porém mesmo apoiando aqueles que dedicam toda sua energia para a festa e a agitação, decidi nesse ano por aproveitar esse tempo pra dar uma atenção especial às minhas velhas companheiras de guerra que me acompanham desde que me conheço por gente, elas, minhas reflexões, que ultimamente andaram em segundo plano, confusas, misturadas com tanta loucura que tem me cercado...
Preparei minha bagagem com minhas autoras preferidas, um caderno de anotações, e fui me esconder em meu refúgio predileto... Optei pelo colo de mãe aos beijos frios e passageiros das noitadas... preferi a boa cachaça com meu velho às bebedeiras com que me acostumei nos outros anos... escolhi curtir minha irmã, meu pequeno subrinho, minha casa, minha solidão, e aproveitei pra ler muito, escrever e pensar em tanta coisa que estava pendente, esperando um segundo da minha atenção...
Senti falta das festas sim, mas outros carnavais virão, e neles quem sabe eu esteja realmente equilibrada pra poder aproveitar a alegria verdadeira, e não uma euforia falsa que seria a única protagonista neste ano...
Em tempo de alegria e diversão como o carnaval, parece uma afronta nos fecharmos em nossos pensamentos, nos exilarmos do mundo e enfrentarmos nossa tristeza de frente, cara limpa e mãos desarmadas... pode ser uma afronta.. sim realmente é... mas, como todos sabem, sou petulante por natureza e uma eterna transgressora incorrigível!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário