quarta-feira, 24 de julho de 2013

Agradecimentos...


Neste tempo estranho, em que a alegria da conquista se confunde com a tristeza do fim é inevitável que um filme passe em tela grande e colorida em minha mente. Um filme formado pelas milhares de cenas que compuseram minha trajetória até aqui. Cenas difíceis, de angustia, dúvidas e desânimo, bem como de alegria, vitórias, conquistas e aprendizagem. Um filme que traz consigo diversos atores, protagonistas nesta caminhada, aos quais é necessário agradecer. Agradecer acima de tudo por terem sido os maiores responsáveis por esta vitória por meio da amizade, carinho, confiança e conhecimento a mim oferecidos.
Primeiramente agradeço pela vida, pela inteligência, pela minha doce e terrível teimosia, e pela oportunidade de estar aqui. A essa força que guia a vida no universo, e que costumamos chamar de “Deus”, que fez-se minha força nos momentos de quase desistência, foi meu alento, minha esperança, meu consolo e minha fé.
Dedico esta conquista aos meus pais, os maiores responsáveis por eu ter chego até aqui. Onezimo e Maristela, a vocês todo meu agradecimento e meu amor. Aqueles que foram minha voz quando eu ainda não sabia falar, que foram minhas pernas quando eu ainda não podia caminhar, que foram o alento das noites de choro e de dor da infância, que perderam tanto sono para curar minhas febres e dores de ouvido, que foram e são o colo mais disposto, mais singelo e que se torna o mais importante quando o mundo parece ruir debaixo dos meus pés... Aqueles que passaram por tantas dificuldades para criar a mim e a minha irmã, que enxugaram minhas lágrimas e cuidaram de meus joelhos machucados, que ouviram quando disse minha primeira palavra, me carregaram pela mão para me deixar dar o primeiro passo, que estavam lá quando li a primeira frase... Aqueles que aguentaram minhas travessuras, meu gênio, minha teimosia, meus erros e às vezes que sem querer eu os fazia chorar. Aqueles que passaram fome para dar de comer pra gente, que trabalharam dia e noite incansavelmente para que pudéssemos ter o que vestir, que acabaram com sua saúde para juntar dinheiro para que eu pudesse estudar. Só tenho a agradecer... pelos ensinamentos, os conselhos, as lições de vida que carrego cotidianamente e que ainda são meu guia, minha luz. EU AMO VOCÊS!
À minha irmã Andreia, pelo carinho e pela confiança.
A João Vítor e Samuel, meus queridos afilhados, pelos sorrisos, pelo carinho e por tornarem-se a força necessária para prosseguir.
A todas as colegas do curso de Serviço Social, pelas trocas, discussões, debates acalorados, controvérsias e brigas. Todas foram importantes nessa caminhada. Ao fundão, terror dos professores... nove mulheres guerreiras que deixaram um pouco de si nesta conquista e serão lembradas para sempre com muito carinho.
Em especial à Eliza Favaretto Villani, aquela que foi meu alicerce, minha base, o abraço sempre disposto, o sorriso puro e sincero, o colo sempre pronto, a parceria para todas as aventuras, aquela que fazia com que até as lágrimas caíssem doces. Sem dúvidas, se cheguei até aqui foi porque tu foste a coragem nos momentos em que a vontade de desistir era maior que eu mesma.
À Daiane, primeira e eterna melhor amiga, que entendeu minhas mudanças e permaneceu ao meu lado, segurando minha mão na escuridão até que meus olhos estivessem prontos para encarar os raios de sol novamente.
À Regiane, por entender minhas ausências, respeitar meus silêncios, compreender meu stress contínuo, aceitar minha teimosia irritante, aturar meu gênio impossível, brigar em minha defesa, e acima de tudo, por ser a única e eterna exceção.
Aos colegas do Movimento Estudantil, por me permitirem quebrar preconceitos, ampliar meu olhar para o todo que compõe as complexas relações sociais nas quais nos inserimos.
A todas as professoras do curso de Serviço Social, em especial à professora Adriana De Toni. Admito que sou uma pessoa extremamente difícil de se lidar e sei também que foram muitos os nossos problemas de relacionamento ao longo do curso. Porém, quero que fique claro aqui o imenso respeito e a profunda admiração que tenho por ti Professora. Contigo aprendi muito mais que conteúdos referentes à gestão, ao planejamento, à responsabilidade social (que me soa até mais simpática hoje em dia rsrs), aprendi a derrubar minha resistência quanto a pessoas, temas, assuntos e intervenções.
À minha orientadora Deborah Cristina Amorim, por compreender minhas pausas, meus recuos e minhas indecisões. O aprendizado que tive contigo compõe uma bagagem muito importante, que sem dúvidas levarei por toda a vida. Não se trata apenas do conhecimento a respeito do Serviço Social. Contigo aprendi a ser uma pessoa bem melhor, mais responsável, mais adulta talvez.
Às minhas orientadoras de estágio Ivonete e Dirlei, imprescindíveis em minha formação. Em especial à Ana Soraia, pelas trocas tão ricas nestes últimos quase dois anos. Pela parceria, pela preocupação, pelo aprendizado cotidiano. Sentirei sua falta.
À Doutora Vânia M. C. Piazza, Promotora da Infância e da Juventude da Comarca de Chapecó, por ter aceito prontamente o convite para fazer parte desta banca examinadora.
A três pessoas que dividiram mais que uma casa comigo (o tal AP 102), dividiram suas vidas, seus sonhos, suas vitórias e derrotas. Das sextas-feiras de truco aos domingos de leituras e produções acadêmicas. Aquelas que nos momentos em que tudo estava difícil, eram capazes de, com um abraço,
minimizar qualquer dor. O destino preferiu nos separar, mas sem dúvidas, as lembranças do tempo que compartilhamos compõem algumas das memórias mais doces da minha existência.
A uma “excêntrica família”, que formamos na tão contraditória vida acadêmica. Muitos foram e outros chegaram, num vai e vem de vidas entrelaçadas por meio do amor e da cumplicidade. Tantas noites nas mesinhas da Unochapecó ou do Ems². Tantos encontros e desencontros, e uma certeza: cada um de vocês está por aí, em alguma das páginas que se seguem. Vocês imprimiram em minha alma traços que o tempo jamais será capaz de apagar. Com vocês aprendi muito, superei limites, encontrei o mais sincero significado da palavra amizade. Amarei-os para sempre, obrigado por terem me dado a oportunidade de ser sua “mãe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário